Localização: a tendência dos apps para a Internet das Coisas

63% dos usuários que estão na Internet usam os mapas para tomarem decisões.

O desenvolvimento e download de aplicações ligadas à localização, as buscas por proximidade no Google e a utilização de mapas na web são tendências que duplicaram no último ano devido às mudanças que os usuários estão experimentando na hora de tomar decisões.

"O Google Maps tem 10 anos, mas a sua utilização é uma tendência nova que mudou não só a maneira em que os usuários modificam as suas escolhas, mas também a forma como as empresas se comunicam com seus clientes", disse Diego Carvalho, executivo do Google Maps, durante nosso último encontro GeneXus em Montevidéu (aqui você pode ver a conferência).

A localização é uma das tendências que marca o início do novo paradigma tecnológico: A Internet das Coisas. Estima-se que ao longo da próxima década, mais de 5 mil milhões de novos usuários estarão on-lines e mais de 50 bilhões de objetos estarão conectados, sendo a localização uma variável central para permitir o controle e a gestão remotamente a partir de qualquer lugar do mundo.

"Em 2009, quando os primeiros aplicativos de localização nasceram não havia inteligência, foram usados ​​para que os usuários compartilhassem com seus amigos onde estavam e não muito mais", disse Carvalho. Hoje é possível pedir um táxi através de uma aplicação, quantos quilômetros foram percorridos em um dia de exercício, saber quais são os hotéis e restaurantes mais pertos são sugeridos e o melhor ainda conhecer alguém que vive perto de um deles. Mas as mudanças não são apenas vistas nas soluções tecnológicas, mas as pesquisas também mudaram: hoje 63% dos usuários que estão usando a Internet utilizam os mapas para decidir.

Os setores do governo estão analisando a possibilidade de usar a localização, pois assim você pode monitorar obras que estão em locais remotos ou modificar construções que não atendem aos requisitos ou os propostos. "Mapas ou os street views já não são só de lugares públicos, mas também e cada vez mais de lugares fechados, como estádios de futebol e shopping centers que permitem ao usuário uma melhor análise ao decidir", disse o executivo do Google.

Tinder, Airbnb e Uber são exemplos claros dessa tendência, embora com certeza eles também são questionados por quebrar paradigmas anteriores. "Uber é um projeto de sucesso que foi construído sobre uma indústria preexistente e hiper-regulada e que terminou transformando essa realidade" – conta o nosso CEO, Nicolás Jodal, a respeito disso – "Atualmente, os desenvolvedores estão sondando a próxima onda e nos preparamos para ela” .