Internet das coisas #IoT #GeneXusOMelhorDe2014

Fechando o ano, muitos estudos destacam a proliferação da tecnologia móvel, dos dispositivos usáveis e da instauração dos sensores; uma soma de elementos que aponta para a internet das coisas, para a qual a Comunidade GneXus vem trabalhando com força.

Observando panorama atual vemos que, por um lado, os Smart Devices registraram vendas explosivas e, por outro, que os computadores deixaram de monopolizar o mercado. Em setembro deste ano, apenas no Uruguai, 65% das vendas corresponderam a smartphones.

O relatório da sétima edição do Relatório de Mobilidade, de Ericsson, evidencia um ritmo acelerado da tecnologia móvel. Seguindo a tendência, em 2020, 90% da população mundial com mais de seis anos de idade terá um telefone móvel. O novo cenário da internet das coisas continua a se delinear se considerarmos – segundo um estudo de IDC – que atualmente cerca de 17 milhões de dispositivos estão conectados entre si de modo autônomo e que, para 2020, existirão 50 milhões de dispositivos interconectados a nível global.

GeneXus não está de fora deste contexto tecnológico. Recentemente, foi realizada na Argentina a primeira casa Inteligente com tecnologia GeneXus. Controlar a casa à distância é um dos maiores desejos que está sendo realizado com a ajuda de sensores, automatizando algumas funções da casa (luzes, portas, alarmes no celular).

Leia o caso de sucesso de SIE aqui.

A Internet das coisas, sensores e usáveis no #GX24

Internet, Mobilidade e Tecnologia usável
Hoje, esses três temas avançam permanentemente, mas... do que falamos realmente quando nos referimos a eles? De tudo isso, o que se aplica na minha organização? GeneXus traz alguma facilidade para eles?

Hiperconectados é o novo paradigma
Qual a importância de ter dados precisos no momento adequado?
Utilizando as novas funcionalidades de GeneXus  X Evolution 3, podemos obter produtos extraordinários com características de alto nível e uma conectividade jamais imaginada. No vídeo seguinte, vemos o aplicativo de brokeronline multipltaforma que utiliza a riqueza de GeneXus X Evolution 3.

Internet das cosas, conectar o não conectado.
Reflexões sobre os paradigmas no âmbito de Internet das coisas. Projeto Open Hardware Beaglebone. Demo do aplicativo GX utilizando Open Hardware.

Beacons, oportunidades e desafios
Os Beacons são vistos atualmente como uma excelente oportunidade de negócio. Nesta conferência, SEND – Solution Partner GeneXus –  empresa localizada em São Paulo (Brasil), mostra o app que está desenvolvendo com GeneXus e que integra a tecnologia de Beacons.