Tudo o que você precisa saber sobre os aplicativos gerados com GeneXus para Huawei App Gallery

Agora os Apps GeneXus funcionam perfeitamente nos novos telefones Huawei! Neste artigo, você saberá como gerar para dispositivos Huawei -que não são compatíveis com o Google Play Services- e publicá-los na App Gallery.

Recentemente foi lançado o Upgrade 2 de GeneXus 17 e com este upgrade foi fornecido o suporte adequado de GeneXus para Huawei.

Isso adiciona outra vantagem à nossa multifacetada qualidade de desenvolvimento de software multiplataforma Low Code e é extremamente vital, pois embora o AppGallery tenha sido lançado muito recentemente, ele já se tornou a terceira maior plataforma de aquisição de aplicativos do mundo, depois da App Store e Google Play (420 milhões usuários ativos em 700 milhões de dispositivos).
Especificamente, todos os novos dispositivos Huawei usarão a App Gallery como plataforma padrão, substituindo todos os serviços do Google Play * por serviços específicos da Huawei em sua loja AppGallery.

Fernando Paniza da equipe de P&D de GeneXus, a respeito desta atualização, nos diz que: “Estamos muito felizes com o trabalho realizado, pois permite à Comunidade GeneXus gerar aplicativos para os dispositivos Huawei mais recentes (que não possuem Google Play Service) e publicá-los no AppGallery. Deste modo, GeneXus continua a cobrir os maiores mercados para o desenvolvimento de aplicações móveis. Trabalhamos em conjunto com a Huawei e com o seu suporte realizamos o desenvolvimento do suporte para a Huawei, substituindo o Google Play Services - que não estão mais disponíveis nestes dispositivos - pelos fornecidos pela Huawei através de seus HUAWEI Mobile Services (HMS). Neste desenvolvimento foram incorporados os serviços de Analytics, Notificações, entre outros; que você encontrará detalhados na documentação do GeneXus Community Wiki. Em futuros Upgrades de GeneXus integraremos novos serviços para continuar evoluindo nesta nova plataforma de desenvolvimento de aplicações.”

O App Oficial da Liga BBVA MX utiliza esta função e já se encontra disponível no AppGallery da Huawei.

Como gerar aplicativos para telefones celulares huawei, passo a passo:

Primeiro, você precisa se registrar com os desenvolvedores da Huawei para obter um ID da Huawei. Uma vez validado, você pode acessar todos os serviços prestados para desenvolver, testar, distribuir e monetizar seu aplicativo. Dependendo do tamanho da sua organização, você pode considerar a criação de uma conta de equipe.

√ Habilitar geração para Huawei
  • Os aplicativos gerados para Huawei Mobile Services Platform (HMS) são aplicativos Android, portanto o primeiro passo para habilitar a geração de HMS é habilitar a propriedade Gerar Android em GeneXus.
  • Em seguida, você precisa habilitar a propriedade Gerar Huawei.
  • Com a configuração, GeneXus gerará duas edições da aplicação Android, uma aplicação clássica de Android na pasta mobile \ Android e outra adicional na pasta mobile \ Huawei.

Testar o aplicativo gerado para Huawei
  • Quando a propriedade Gerar Huawei é definida como “True”, você pode selecionar Huawei como a plataforma principal de criação de protótipos definindo a propriedade Plataforma principal = Huawei. Desta forma, você pode alternar entre os protótipos Android ou Huawei.

√ Executar diferentes serviços em um aplicativo
- Após criar o aplicativo com AppGallery Connect, habilite os serviços desejados e siga as etapas de configuração.
- Em geral, as APIs selecionadas podem ser verificadas na seção Meus projetos> Configurações do projeto> Gerenciar API.
- Testar seu aplicativo exaustivamente e, quando estiver pronto, retorne ao AppGallery Connect para carregar o APK e iniciar seu aplicativo no AppGallery.

Por fim, convidamos você a explorar a documentação técnica em nosso GeneXus Community Wiki: https://wiki.genexus.com/commwiki/servlet/wiki?47484,GeneXus+support+for+Huawei+Mobile+Services+Platform

* Esta plataforma de distribuição foi criada em abril de 2018 devido a sanções dos EUA à Huawei e eles perderam o acesso aos serviços móveis do Google em maio de 2019 e, a partir de então, a empresa não pode mais usar os serviços do Google em seus novos telefones, especialmente o Mate 30, e começou lançando seus telefones usando apenas o AppGallery da Huawei, sem o Google Play Services instalado.