GeneXus X Evolution 3 é pré-lançado no Brasil

Toda a comunidade GeneXus está em festa. Nova versão da ferramenta de automatização foi apresentada no XI Encontro GeneXus Brasil, evento que também trouxe outras novidades em TI.

Durante o XI Encontro GeneXus Brasil – um dos maiores eventos de TI do país voltado para empresários e desenvolvedores – que aconteceu no último dia 09 de abril em São Paulo foi pré-lançado o GeneXus X Evolution 3, nova versão da ferramenta de desenvolvimento de sistemas que permite criar aplicativos para as linguagens e plataformas mais populares do mercado, sem necessidade de programar. No evento participaram mais de 900 profissionais de todo o País.

GeneXus X Evolution 3 é a evolução da suite GeneXus para o desenvolvimento de aplicativos. Ela traz um conjunto de novas funcionalidades que fazem a diferença no desenvolvimento de aplicativos para Desktop, Web e Dispositivos Móveis e Inteligentes.

Estamos concluindo um ciclo que envolveu aproximadamente mil betatesters da Comunidade GeneXus mundial, que participaram colaborativamente nos testes das três versões beta que a Evolution 3 teve.

“Nesta RC, mostramos pela primeira vez coisas nas quais trabalhado por muito tempo. É o caso, por exemplo, da geração de Aplicativos Web Resposivos (Responsive Web Design Application), que permite que seus aplicativos Web se adequem ao tamanho do dispositivo em que são executados. Enquanto isso, no mobile, há novos eventos e controles que permitem criar soluções mais sofisticadas do que nunca, além de termos melhorado substancialmente os algoritmos para a sincronização de informação no caso os aplicativos Offline (aplicativos com ambiente de conectividade limitado)”, comenta Gastón Milano, CTO GeneXus.

Também foram incluídas muitas melhorias no ambiente de desenvolvimento, desde mudanças estéticas até melhoras na implementação dos módulos, na integração com GeneXus Server, no processo de especificação. Somado a isso, há melhoras em BPM que permitem, por exemplo, mais personalização do inbox e até ter processos exclusivamente móveis e um inbox completamente mobile.

“Estamos muito otimistas com a versão GeneXus Evolution 3 e esperamos que 2014 seja o ano de GeneXus no Brasil. Sabemos que é um ano especial com Eleição e Copa do Mundo, mas mesmo assim acreditamos no mercado brasileiro”, afirma o CEO do GeneXus, Nicolás Jodal.

Quase encerrando este ciclo de betatesting – agora com uma ferramenta tecnológica robusta e sofisticada de nível mundial – abre-se uma etapa para a Comunidade GeneXus marcada por grandes oportunidade e possibilidades que nova plataforma oferece.

“A nova versão de GeneXus estava sendo esperada com ansiedade pela comunidade.”, explica o country manager de GeneXus Brasil, Gerardo Wisosky. “Temos um grupo de mais de 900 beta testers, de 452 empresas no mundo todo. Só no último mês, foram mais de 700 posts em quase 200 tópicos publicados no grupo de discussão dos “GeneXus Tilo Beta Testers”. Isso mostra o envolvimento do grupo e a empolgação referente à nova ferramenta.”

Quais são as novidades que GeneXus X Evoltuion 3 incorpora?

Mobilidade

• Aplicativos Móveis offline (Android & iOS)

Um das funções mais solicitadas por nossos clientes corporativos se tornou realidade: aplicativos móveis offline capazes de sincronizar com um servidor central. Essa nova funcionalidade resolve situações frequentes de aplicativos em pontos de vendas, eventos ou lugares com acesso limitado ou sem acesso à internet, sincronizando automaticamente os dados armazenados no dispositivo para o banco de dados e vice-versa. Conserve a capacidade de realizar transações com aplicativos móveis de nível empresarial sem conexão.

• Experiência e interface de usuário melhoradas para a criação de aplicativos móveis.

Isso significa que o desenvolvedor dispõe de novas transações e transformações, uma grande variedade de animações, melhor suporte de gestos, controles avançados adicionais e muitas melhorias na experiência e interface de usuário.

• Windows 8

Agora, GeneXus gera para Windows 8, possibilidade de oferece uma nova vitrine também para as corporações ou software houses cujos apps podem ser exibidas na app store da Microsoft e serem executadas em dispositivos Windows 8, o que se traduz em uma oportunidade de branding e maior alcance com os usuários.

Web

• Experiência e interface de usuário melhoradas para a criação de aplicativos web

Os aplicativos web estão mais avançados, com importantes aumentos de flexibilidade e melhorias na experiência de usuário. Notificações web, degradação progressiva, completo suporte de Ajax, aplicativos de página única SEO (SEO friendly Single Page APPS) são as principais características do gerador de aplicativos web incluídos na RC.

• Geração de Aplicativos Web Responsivos

Responsive Web Design Applications permite que seus aplicativos web respondam e sejam visualizados adequadamente em qualquer tamanho e resolução de dispositivo.

Soluções corporativas

As soluções corporativas não passam apenas pelo mundo móbile ou web. Para criar soluções de nível empresarial, é preciso sempre um melhor rendimento, altos níveis de segurança e grande escalabilidade, pilares que esta nova versão trabalhou com sucesso.

Além disso, GeneXus X Evolution 3 traz melhoras de navegação e as soluções que se constroem com o módulo de segurança podem ser integradas com outros aplicativos, utilizando um início de sessão único. A Suite de Business Process Management de GeneXus (GXflow) é mais flexível e agora ainda mais personalizável que antes, com formulários dinâmicos, definíveis durante a instalação ou a execução do aplicativo. Além disso, um Inbox Mobile foi incorporado à Suite.

Desenvolvimento otimizado de aplicativos

• Módulos para Bases de Conhecimento (KBs de GeneXus)

Com a incorporação de Módulos para Bases de Conhecimento de GeneXus, a programação de sistemas sofisticados se tornou ainda melhor e mais simples. Aplicando programação modular, os sistemas podem ser divididos em subconjuntos para facilitar o trabalho das equipes de desenvolvimento. É uma característica nova de GeneXus que beneficiará desde os aplicativos mais simples até os de maior envergadura.

• A linguagem GeneXus foi melhorada inclusive no diz respeito a sua velocidade no build, obtendo ciclos de prototipagem mais rápidos.

Novidades na Suite GeneXus

Além dos benefícios mencionados anteriormente, o Business Process Management (BPM) com GeneXus agora suporta novas arquiteturas de aplicativos, já que de motor pode estar em uma base ou esquema de dados diferente. Por último, mas não menos importante, os objetos de dispositivos móveis (por exemplo, painéis SD) podem ser associados a digramas de BPM de modo que um processo exclusivamente móvel agora pode ser definido.

O desenvolvimento colaborativo, utilizado GXserver, também melhorou para suportar equipes maiores, trabalhando em bases de conhecimento que crescem a cada dia.

******************************

Em suma, essa nova versão traz inúmeras boas notícias e estamos convencidos de que GeneXus X Evolution 3 é a plataforma de desenvolvimento mais completa e inteligente do mercado. Não deixe de experimentar suas vantagens!

Mais informações sobre a RC em nosso novo wiki, feito também com a RC:

Download: www.gxtechnical.com/tilo

Alguns de nossos partners experimentaram GeneXus X Evolution 3 com sucesso. Leia sobre os seguintes casos que já estão em produção:

Aplicativos Móveis offline:

Windows 8

* No processo de desenvolvimento de software, a Release Candidate é a fase em que se alcança uma versão candidata para o lançamento. Comprende um produto final, preparado para ser publicado como versão definitiva.