Os Beacons – sensores de proximidade – oferecem soluções interativas de comunicação móvel a um custo muito baixo e sem necessidade de conexão à internet. Essas características os tornarão uma das tendências em comunicação nos próximos anos.

Bitcoins, Wearables, Sensores, Casas Inteligentes e Beacons são algumas das palavras cada vez mais presentes nas análises de perspectivas de futuro dos profissionais do setor de TI. Estão todas inter-relacionadas e fornecem soluções para necessidades que aumentarão potencialmente em um futuro próximo.

foto ABC

Mas, o que são os Beacons? O beacon é um pequeno transmissor alimentado por bateria que se conecta a um smartphone via Bluetooth através de um determinado aplicativo. Por se conectar via Bluetooth, o telefone não precisa estar conectado à internet e, como não funciona a partir de um GPS, a localização que fornece dentro de edifícios ou grandes centros fechados é mais precisa e de melhor qualidade.

O Beacon pode ser instalado em qualquer área ou lugar. Possui um alcance aproximado de 70 metros, dentro dos quais se conecta com qualquer dispositivo móvel inteligente que tenha seu Bloototh ativado e feito o download do aplicativo correspondente. A partir daí, as mensagens que o Beacon pode enviar ao smartphone são infinitas: ofertas em lojas de roupa próximas de onde estivermos, localização de lojas em um shopping, receitas com produtos próximos de nós em um supermercado, informações sobre obras dentro de um museu, entre outras oportunidades.

Uma das vantagens mais significativas da ferramenta é que permite a difusão de informação de empresas ou negócios de forma não invasiva, porque o usuário é quem decide baixar o aplicativo e conectar seu telefone a Bluetooth para receber essa informação. Por sua vez, o telefone não precisa de conectividade à internet para se conectar com o Beacon, motivo pelo qual facilita a conectividade de um estrangeiro com essa informação em qualquer lugar do mundo, sem ter que se preocupar com o gasto que a transferência de dados no exterior geraria.

Embora os estudos indiquem que a conectividade à internet será cada vez maior em todos os países do mundo com o passar dos anos, a solução oferecida por Beacon apresenta alternativas a curto prazo para aqueles países em que a conectividade se encontra com um baixo porcentual de penetração.

Os Estados Unidos e a Alemanha são alguns dos países que já utilizam a tecnologia, e que a partir da enorme resposta que receberam por parte dos usuários, começaram a aplicá-la nas diversas áreas como shoppings, bibliotecas, concessionárias automobilísticas e estádios de futebol. As tendências indicam que seu uso se estenderá mundialmente e que a ferramenta se converterá em uma das mais utilizadas para a realização de marketing empresarial.