CP 2.0: PMS - Project Management System

Um Sistema Gerenciador de Projetos de Desenvolvimento de Software, elaborado por Luciana Biochi Barone, Thalyta Potenza, Vinícius Pacheco e Fabricio de los Santos.

:: Luciana Biochi :: Thalyta Potenza :: Fabricio de los Santos:: Vinicius Pacheco

-Do que se trata PMS - Project Management System?

-
O PMS como seu nome abreviado fala (Project Management System), tem como objetivo ser um Sistema Gerenciador de Projetos de Desenvolvimento de Software.

No sistema você possui um cadastro de todos os projetos desenvolvidos, clientes, usuários do sistema, etc. A idealização do sistema começa como todo projeto, onde você tem uma lista de tarefas, e consolida ela numa EAP (Estrutura Analítica de Projetos).

O conceito de tarefa, similar ao Microsoft Project, permite atribuir uma prioridade, recurso, tempo, custo; cada usuário na medida em que avança na tarefa atribuída vai registrando o histórico da mesma, permitindo assim, ter um Painel de Controle online de tempos, desvios dos projetos, gerenciamento de recursos e a possibilidade de ter uma estimativa mais certa dos entregáveis de cada projeto.

Por sua vez, permite observar o foco dos trabalhos realizados, para quais tipos de tarefas estamos destinando nossos recursos, se é para tarefas que geram recursos econômicos para a empresa ou se, na maior parte do tempo, estamos resolvendo bugs. Nesse caso, poderia ajudar a tomar decisões de melhora de nossos processos. Em definitiva, tentamos aplicar nosso conhecimento em nós mesmos, tentando fugir do ditado popular "em casa de ferreiro, espeto é de pau".

-Por que surgiu a ideia de concretizá-lo?

-Qualidade significa menos retrabalho. Acreditamos que melhorando a qualidade de nosso trabalho é possível evitar o retrabalho de desenvolvimentos já liberados, com esta ferramenta de análise, podemos ter uma visão de onde estamos errando e o que devemos corrigir.

Além disso, temos desenvolvido alguns projetos legais na Evolution 1, usando recursos novos na metodologia GeneXus, Users Controls, Extensions, etc. Acreditamos que temos um alto nível de conhecimento na nova versão de GeneXus, pelo fato de ter sido uns dos primeiros a usar a ferramenta, com sistemas em produção.

-Qual foi o motivo que levou você a participar de uma segunda edição dos Collaborative Projects 2.0?

-
Começamos a utilizar a ferramenta trial de K2B patterns, então pensamos que seria uma boa oportunidade aprender o uso desta ferramenta, aplicando-a em um sistema que está sob nosso controle, e conjuntamente com GeneXus Server, acreditamos que temos a combinação ideal para que outras pessoas com nossas mesmas necessidades possam colaborar em nosso projeto, já que é uma ferramenta que toda software house acaba desenvolvendo internamente.

-Quais desafios deverá enfrentar no projeto?

Queremos utilizar vários Users Controls dos que estão disponíveis na Comunidade, e gostaríamos de contar com a colaboração de interessados para que possamos até desenvolver alguns para ter as mesmas visualizações de Microsoft Project, por exemplo. Seria muito bom para nós desenvolver algum tipo de User Control relacionado.

-Quais são suas expectativas a respeito do CP 2.0?

-Acredito que, além do produto final que resultar deste projeto, da possibilidade de trabalho em equipe com integrantes remotos, o uso de muitas funcionalidades da Evolution 1, K2B Pattern e da possibilidade de conhecer e compartilhar conhecimento com a Comunidade GeneXus, nossa expectativa é ganhar o primeiro prêmio.